Fotos: Nathália Schneider (Diário)
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Gianna Grassi Didonet, no Bairro Nova Santa Marta, já tem data para ser inaugurada. A creche, que já iniciou as atividades letivas na última segunda-feira (18), será inaugurada no sábado (30), segundo a diretora da instituição, Silviani Sathres.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
As atividades nestes primeiros dias consistem em um acolhimento da família e das crianças. De acordo um dos professores da escola, Marcelo Flores Melo, durante esses dois dias são realizadas entrevistas com famílias e crianças, a fim de conhecer a rotina, comportamentos e contexto familiar.
— Eu acho que faz bastante diferença tu acolher antes a família, conhecer um pouco da realidade, da rotina dessa criança. Isso é bem importante pra depois tu conseguir desempenhar o trabalho juntamente com as crianças — explica o professor.
A escola conta atualmente com cinco professores, que atuarão nas turmas de Maternal 2, Pré-Escola A e Pré-Escola B. Além deles, a escola conta com uma coordenadora pedagógica, uma auxiliar de serviços gerais e uma merendeira.
— A expectativa é que essa equipe aumente. Nós ainda temos as turmas de Berçário e de Maternal 1 — diz Silivani.
Ela também explica que, no momento, as vagas da escola são para cerca de 75 crianças, e a medida que chegam novos professores, as vagas vão aumentando até chegar na capacidade de atendimento de 160 crianças.
- Prefeitura lança editais para melhorias das instalações elétricas em três escolas da rede municipal
- Governo do Estado entrega duas obras do programa Lição de Casa em Santa Maria
Famílias
Nicole Dias Massoco, 21 anos, mãe do Miguel Massoco Quinhones, 3, conta que eles chegaram na escola para a entrevista logo na manhã desta terça-feira. Ela diz que a expectativa é que Miguel aproveite a escola e brinque com os colegas:
— E que ele se desapegue um pouco do ciclo, da família, por que ele fica só com a gente. Também é importante interagir com outras crianças e aprender mais.
A confeiteira Vanessa dos Santos Lixinsky, 24 anos, é mãe de Isabella dos Santos Lixinsky, também chegou cedo na escola para conhecer a rotina. Ela destaca que Isabella estudava na Emei Luizinho De Grandi, na Cohab Santa Marta, que foi demolida por conta de problemas estruturais. A mãe da Isabella conta que, agora que foi chamada para a nova escola, a menina de 3 anos está feliz e “entusiasmada para entrar na sala de aula”.
Direção
De acordo com a diretora da escola, na segunda-feira, foram realizadas cerca de 25 entrevistas e, nesta terça-feira, até o momento em que a reportagem estava na escola, cerca de 15 entrevistas foram realizadas. Para o professor Marcelo Melo a expectativa é de atender as crianças da melhor forma.
— A nossa intenção é valorizar essas infâncias, fazer um currículo que envolva brincadeiras e interações. Esse é o objetivo da nossa escola e de todos os profissionais que aqui trabalham e que vão conduzir esse processo inicial que é bem importante para a comunidade também — afirma Marcelo.
Ele também explica que na quinta-feira as crianças já começam a vir para a escola:
— Já temos uma proposta de contação de histórias, atividades em que eles possam explorar.